Limpar o nariz do bebé de forma eficaz: sim é possivel!

By

[Texo escrito originalmente para o Bloga8]

Escrevi este artigo para o Bloga8, e já o partilhei também no blog Amamenta France. Estou a preparar também um video sobre o assunto, mas enquanto o video sai e não sai e como é um assunto sobre o qual as mães me contactam com alguma frequência, fica aqui o artigo também!

Esté um assunto que deixa muitas mães de certa forma angustiadas.

Mas antes de falarmos sobre como limpar o nariz do bebé correctamente, vamos tentar perceber porque é este procedimento tão importante.

Quando um bebé está constipado, é frequente ter o nariz obstruido com secreções (vulgo, ranhocas!) e a partir daí está o caldo entornado! Não consegue mamar/comer, dormir, respirar! E não é porque tenha necessáriamente algum problema pulmonar: é pura e simplesmente porque os bebés pequenos (menos de 9-10 meses por norma) não sabem que também é possivel respirar pela boca!

Ora, para alguém que respira exclusivamente pelo nariz, podem imaginar como será aflitivo ter o nariz obstruido!

Há tempos circulava nas redes sociais um texto a contra-indicar a lavagem nasal sob pretexto de provocar otites e afins. É preciso esclarecer isto: uma lavagem nasal bem feita só traz vantagens!

O facto de não se limpar correctamente o nariz do bebé, pode por si só ser um factor desencadeador de otites! Como? A explicação é simples: adaptando uma expressão de um professor de faculdade “secreção parada é secreção infectada”. Ou seja, as secreções ao acumularem-se no nariz do bebé podem chegar à trompa de Eustáquio, infectando-a e provocando então aquilo a que chamamos de otite média. Esta infecção pode ser viral ou bacteriana, e o tratamento vai depender disso, mas isso será tema para um outro post ?

Então, já temos duas boas razões para limpar bem o nariz dos nossos bebés, juntamos mais uma? Para prevenir infecções pulmonares! Mais uma vez sejam elas virais (bronquiolites) ou bacterianas (pneumonias), quando o nariz do bebé não é limpo correctamente/frequentemente, as secreções escorrem pelo nariz mas também pela garganta, chegando ao pulmão e podendo – tal como acontece com o ouvido, infectá-lo.

Portanto, posto isto, podemos dizer que uma das consequências das constipações e do nariz obstruido é o facto de o bebé não conseguir respirar devidamente, e a outra são as infecções secundárias.

Por todas estas razões, é de extrema importância zelar para que o bebé vá tendo o nariz limpo com alguma frequência. E como é que se pode fazer isso?

Usando pipetas unidose de soro fisiológico
Colocar o bebé deitado de lado, isto vai impedir que se engasgue
Colocar uma pipeta de soro fisiológico na narina de cima. Ao apertar verá as secreções sairem pela outra narina
Virar o bebé para o lado oposto
Repetir o procedimento na outra narina
Isto é uma acção mecânica, ou seja, é a pressão do soro que irá empurrar as secreções de forma a sairem pela narina contrária. Há muitas mães que me dizem que sim, colocam soro no nariz do bebé mas não notam qualquer diferença, e quando peço para me explicarem como fazem percebo que colocam apenas algumas gotas, logo de facto não conseguem obter o resultado desejado.

Tive pais a recorrerem ao serviço de urgência porque o bebé não conseguia respirar, e após uma boa lavagem nasal parecia de facto outra criança!

“Então e os aspiradores nasais?” Perguntam as mães. Actualmente o seu uso está aconselhado apenas em SOS, visto que o facto de aspirar o nariz vai irritar as mucosas, que para se defenderem vão produzir ainda mais secreções. Não quer dizer que não possam utilizar, mas de preferência apenas de forma pontual.

“E a água do mar?” É optima para ajudar a secar as secreções. Mas não tem o tal efeito “mecânico”. O ideal é ir alternando, mas sempre que o bebé mostre sinais de que o nariz está muito obstruido deve optar-se pelo soro fisiológico.

E, à medida que a criança for crescendo, o ideal é mesmo ensiná-la a assoar-se de forma eficaz! Desta forma o soro fisiológico deixa de fazer sentido, passando a priveligiar-se o uso da água do mar!

Caso o seu bebé tenha menos de 3 meses ou mostre sinais de dificuldade respiratória mesmo após a lavagem nasal deve sempre ser visto por um profissional de saúde!

O que vos escrevo hoje é meramente informativo, e em pediatria há quase tantas correntes diferentes como há de pediatras. Ressalvo também que isto se aplica a bebés saudáveis, no caso de bebés com problemas de saúde ou determinadas patologias fale com o seu pediatra, ele é sempre a melhor pessoa para o/a aconselhar!

Assim vai a vida… aos olhos de uma enfermeira!

You may also like

2 Comments
  1. Marta 4 semanas ago
    Reply

    Boa noite,

    Antes demais parabéns l, adorei o site.

    A minha bebê tem 1 mês e meio e a cerca de 1 semana e meia que está com ranhoca. Penso que come e dorme na perfeição, acho que me incomoda mais a mim ouvir a respiração dela com aquela secreção do que a ela. De qualquer forma desde que vi o vídeo fiquei com isto na cabeça e à uns dias que ando a fazer a lavagem como explicou. O meu medo e estar a magoa-la, a gerir as paredes da marina, a levar o soro para algum sítio que não o correto. Também não sei se faço em demasia ou muito pouco.

    Tenho também outra dúvida. Duas vezes por dia, depois da lavagem aspiro o narizinho para tirar aquela ranhoca que fica, mas, mais uma vez não sei se faço bem. Aliás nem sei bem se uso corretamente o aspirador pois é daqueles em que nos é que fazemos a aspiração com a boca.

    Desculpe o longo comentário mas se me puder ajudar…

    Muito obrigada!

    • Catia Godinho 3 semanas ago
      Reply

      Bom dia!
      Se coloca a bebé de lado, dificilmente haverá o risco de se engasgar, pois o soro ou vai para a outra narina, ou sai pela boca. Em ambos os casos ajuda a limpar o nariz, e se o bebé engolir não é grave de todo 🙂
      Pode fazer varias vezes ao dia e até usar mais de uma pipeta se for necessário.
      Os aspiradores só em SOS pois vão irritar a mucosa que para se “defender” tende a produzir mais secreções.
      Espero ter ajudado!
      As melhoras da sua menina <3

Leave a Comment

Your email address will not be published.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!