Organização: take II

By

Ultimamente o tempo tem sido escasso, e as visitas ao blog raras… é assim como se ele fosse o “elo mais fraco”, aquele que mais sofre com a minha falta de organização mais que de tempo…

Por isso mesmo este tema da “organização” tem sido uma das minhas prioridades este ano!

No ultimo post sobre o assunto prometi falar sobre o método que conheci no inicio do ano e que me tem facilitado imenso a vida!

Chama-se Fly Lady, e foi criado por uma americana em 1999 e desde então tem tido imenso sucesso em todo o mundo!

Nunca fui de fundamentalismos, acho que o melhor partido que podemos tirar das coisas é conseguir adaptar as bases à nossa realidade sem ficarmos obcecadas em seguir tudo à risca, e este método não é excepção. Por isso ao longo dos proximos posts sobre organização vou tentar apresentar-vos as bases do Fly!

Como seria impossivel descrever o método todo num só post, hoje vou falar dos dois pontos principais:

As rotinas
A Fly defende que se criem rotinas, sendo as mais importantes a da manhã e a da noite. Isto vai permitir ir mantendo a casa arrumada sem muito esforço.
A rotina depende muito de cada uma de nós, mas tem obrigatóriamente de incluir:
– vestir-se completamente, maquilhar-se e arranjar-se, mesmo que não seja para sair de casa, a nossa auto-estima agradece;
– uma passagem rápida em cada divisão da casa para arrumar o que estiver fora do sitio, demorando não mais que 15-20 minutos. Acreditem que resulta mesmo! E é optimo acordar de manhã com tudo arrumado para começar bem o dia 😃
O objectivo é que ao fim de algum tempo estas rotinas passem a fazer parte do nosso piloto automático!

As zonas
A Fly quer acabar com aqueles dias das limpezas grandes, e as limpezas a fundo. O objectivo é dividir a casa por zonas, e a cada semana do mês trabalhar uma zona “a fundo”, dividindo o trabalho em tarefas de 15 minutos. É optimo porque 15 minutos passam rapido e ao mesmo tempo dá para fazer muita coisa! Ela tem listas com as zonas e as tarefas para cada zona, e como digo o ideal é usar essas listas e adaptar à nossa realidade!
Apesar disto, a Fly dedica um dia por semana para “abençoar o lar”, são 60 minutos divididos em tarefas de 10 minutos para lavar a cara da nossa casa!

Além destes dois pontos, o método tem muitas outras estratégias e dicas para nos facilitar a vida, e eu adoooro coisas que facilitem a vida!

Comecei a testar o método no inicio de janeiro, e foi um mês fantastico! Consegui de facto manter a casa limpa e arrumada sem muito trabalho! Mas na primeira semana de fevereiro espalhei-me ao comprido e ainda estou a tentar recuperar as pontas soltas…

A Fly diz que quem embarca nesta aventura vai cair do comboio algumas vezes, mas rápidamente volta a entrar na carruagem, o mais dificil é mesmo começar! Por isso, para começar ela propõe-nos 31 babysteps (passos de bébé) para o primeiro mês, uma forma suave de se iniciar no método!

Deixo-vos aqui o site original (em inglês)e dois outros em português (do brasil) que achei interessantes!

http://www.flylady.net/

http://vidaorganizada.com/como-comecar-no-sistema-fly-lady/ (gosto particularmente deste blog, ja conheço ha algum tempo, e tem dicas muito boas!)

http://www.organizando.org/p/fly-lady.html?m=1
Depois ha também varios grupos no facebook, em varias linguas, e que podem ser uma excelente fonte de motivação!

Em Março vou lançar aqui no blog o desafio dos “31 babysteps” para quem quiser aventurar-se a (tentar) mudar de vida! Suba a bordo deste comboio e surpreenda-se com os resultados!

PicsArt_1454969473153

A propósito, Fly: Finally Loving Yourself (finalmente amando-se a si mesma!)

 

E assim vai a vida, aos olhos de uma mãe!

You may also like

Leave a Comment

Your email address will not be published.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
error: Content is protected !!